A ABRASEL – Associação Brasileira de Bares e Restaurantes é uma entidade nacional, sem fins lucrativos, que há 25 anos assumiu a missão de ajudar a construir um ambiente empresarial mais favorável aos negócios no setor de bares e restaurantes. Tem como desafio agregar os empresários do setor e auxiliá-los na busca da profissionalização e sucesso em suas empresas.

Fundada em 29 de novembro de 1999 na cidade de Manaus, mediante a convocação do então Presidente da Câmara Setorial de Restaurantes e Lanchonetes da ACA, Sr. Joaquim Caetano Fernandes, que atendeu a indicação dos empresários Antônio Gomes e Lilian Guedes (os quais participaram do XI Congresso Nacional da ABRASEL em Florianópolis/SC e ficaram encantados com as novidades como: palestras, casos de sucesso, novas tendências, cozinhas show e feira), decidiram não ficar alheios a essa nova força nacional de restauranteiros que já representavam à gastronomia de mais da metade dos Estados brasileiros.  Já havia no trade turístico a necessidade de uma entidade que congregasse e organizasse o setor de alimentação fora do lar, ao lado das já existentes ABAV, ABIH, AMAZONAS C&VB entre outras, sendo este o primeiro Estado da Região Norte a fazer parte da ABRASEL.

Assim foi formado o grupo organizador e fundador, composto por empresários e proprietários de restaurantes, lanchonetes e bares de Manaus. Constituída a primeira Diretoria Regional, partiu-se para a busca da representatividade estadual a partir da realização da Feira de Gastronomia e Negócios do Amazonas no ano de 2000 em Manaus, no mês de Maio, onde compareceram cerca de 42 empresas do setor e 18 mil visitantes.

Já na época, a ABRASEL começava a integrar efetivamente o "trade" turístico, comparecendo em Conselhos de Turismo e Convenções especializadas bem como, surgiam os primeiros informativos e atividades em defesa dos associados, integrando-os ao meio do setor de prestação de serviços.

Até então, a sede e Diretoria permaneciam numa sala cedida pela ACA, sob a Presidência de Joaquim Caetano, posteriormente de Janete Fernandes.

Em 2001, realizou-se a II Feira de Gastronomia e Negócios do Amazonas, bastante técnica e com trocas efetivamente objetivas de conhecimentos, sem perder as características de confraternização e amizade, objetivo fortalecedor da integração do grupo que promoveu a entidade.

Ainda em 2001 realizou a Semana da Criança, um momento mágico para mais de 700 crianças que tiveram a oportunidade de participar de oficinas, brincadeiras, ganharem prêmios e ainda fazer boas refeições servidas pelos próprios associados da ABRASEL.

Com o sucesso de atividades locais e principalmente de ações nacionais, a entidade começou a ganhar novos horizontes e em 2002 estruturou-se na Casa do Turismo, compondo definitivamente com outras entidades o trade turístico do Amazonas. Em 2003, com a direção do Sr. Roderlei, ampliou seus associados e em 2005, sob a presidência de Luiz Caldas e Ellen Litaiff, deu início a uma administração focada em resultados e com a gestão de uma ação executiva profissionalizada.

Em 2006, uma nova vitória, a ABRASEL Amazonas conquistou no voto o direito de realizar em Manaus o XIX Congresso Nacional da ABRASEL, realizado com grande sucesso em 2007, sob a presidência do Sr. Félix Aquino, sendo considerado por todos os participantes e pela ABRASEL Nacional, como o congresso modelo para os próximos eventos.

Hoje, vários  eventos de renome fazem parte da história da ABRASEL Amazonas, dentre os quais, Festival Brasil Sabor, Festival Bar em Bar, Guia de Gastronomia da ABRASEL, Livro Segredos dos Chef´s em sua nona edição, construção de uma Escola de Gastronomia para o setor, Programa Qualidade na Mesa, que qualificou dezenas  de empresas, projeto Caminhos do Sabor, dentre outros.

Ao completar  seus 16 anos de conquistas está presente nos municípios de Manaus,  Novo Airão, Parintins, Rio Preto da Eva, Presidente Figueiredo e São Gabriel da Cachoeira. Conta  com aproximadamente 200 associados e com parcerias importantes para o  desenvolvimento do Setor de Alimentação Fora do Lar.